quinta-feira, 25 de agosto de 2011

The Mirror

Sinta seu corpo. Cansado, após um dia de trabalho. Ou então, deitado em sua cama, o notebook no colo. Relaxado. Confortável, após um banho quente.
Você está vivo. Por quê?

Imagine um espelho.

Olhe para dentro do espelho, que jamais engana. Olhando a figura que ele reflete,  você  verá não só sua imagem, como o interior do seu ser. Todos  buscamos saber o propósito de nossa existência, e algumas pessoas estão no caminho certo, enquanto outras não (a maioria, acho eu).

O espelho não mente. Ali, entre você e ele, você sabe a verdade. Você deixou todas as convenções sociais para trás, e está sendo sincero consigo mesmo, no silêncio dessa espécie de auto-contemplação. Ou seja, você pode ser falso, hipócrita, ou enganar a si mesmo na frente das outras pessoas, mas olhando pra si mesmo ali, sabe, em seu íntimo, as verdades que guiam seus passos.

As pessoas reclamam de suas segundas-feiras. Reclamam de feriados curtos. Reclamam do governo. Reclamam das filas. Eu, particularmente, não vejo sentido em você começar uma semana reclamando do primeiro dia. Se pararmos para pensar, você está maldizendo cinco dias da semana e enaltecendo apenas dois. Ou seja, você odeia praticamente 70% da sua semana. Você deveria gostar do que faz na maior parte do tempo, porque é sua VIDA. Os dias não podem ser jogados fora.

E isso nos trás à contemplação interior e a uma pergunta que está ligada a cada atitude que tomamos a vida toda:

Qual o propósito da sua existência?

















Se você estudar pelo menos um pouco da Teoria da Evolução Natural de Darwin, e perceber algumas coisas sobre a obra prima chamada Ser Humano, você vai saber, de cara, no íntimo do seu ser, que você não está aqui a toa. Digo, a teoria da evolução utiliza o termo aleatoriedade para definir algumas peças chave da seleção natural, mas o ser humano é perfeito demais para você achar que pode passar seus dias reclamando da sua vida de merda. Porque acredite, assim como sempre existe alguém que sabe mais que você, sempre existe alguém mais fodido que você.

A grande questão é que 90% das pessoas passam todo o tempo tentando se esquecer de que vão morrer. E fazem planos, e criam laços, e tecem sonhos, tudo objetivando ganhar controle sobre algo que está acima da sua capacidade.

Se você parar para pensar, sua vida é curta e você tem um dom muito incrível (pensamento racional + livre arbítrio) para ser o melhor que você pode. Pra que reclamar da segunda-feira, se você pode acordar e realizar algo incrível nela? As vezes, pode ser um dia cotidiano, mas o seu modo de encarar e construir aquele dia é que vai dizer se esse cotidiano vai ser um belo dia.

Nada vamos levar dessa vida para a outra, exceto nossa consciência, e o bem que fazemos para as pessoas a nossa volta. É provado que stress mata. Sentimentos de raiva, rancor, inveja, fazem mal ao organismo. Sorrir cura. Fazer sorrir, também cura. Estar de bem intimamente consigo mesmo, também faz bem. E você consegue isso vivendo cada dia de maneira completa, percebendo que só de estar ali, já deveria agradecer. E enfrentando as suas batalhas diárias com vigor e otimismo. Porque o amanhã não existe.

Olhe para o espelho, todas as manhãs. Concentre-se em ser o melhor que você poderia ser. Trate todas as pessoas como gostaria de ser tratado. Sorria. Essas pequenas atitudes podem mudar um mundo inteiro, aos poucos.

Pare de maldizer as pobres segundas-feiras. 

2 comentários:

@leandrodelucas disse...

Você sabe que dia é hoje?
Hoje é o primeiro dia do resto da sua vida. Se você quer que o resto da sua vida seja bom, comece por fazer de hoje um bom dia.
Você quer ser feliz para o resto de sua vida? Então que seja feliz hoje. Pois o primeiro passo é sempre o mais importante, e hoje é o primeiro dia do resto da sua história.

Anônimo disse...

Guga,
Achei esse texto envolvente , cheio de entusiasmo, super bem desenvolvido !!! Quanto ao conteúdo, nem se fale, todo o dia é um grande " presente"....nos resta abri-lo e desfrutar com energia.
Iara