quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Perseverança


Eu acreditei.

Acreditei na esperança.

Acreditei no entusiasmo.

Acreditei nos Franciscos, nos animais e na empatia.

Acreditei em todos os anos de sofrimento. Acreditei em toda uma vida de luta dura,

De verdade obscura sendo enfrentada e passada pra trás.

Acreditei nas imensas pedras esmeraldas que brilhavam ao me aproximar.

Olhei pra elas de perto, e vi que ali haviam almas me observando.

Acreditei em cada palavra, cada gesto, como se fossem meus próprios.

Não é necessária muita coragem para se falar, mas deve haver muita para se acreditar em algo.

Acreditei no entusiasmo, nos pequenos detalhes, na dedicação. Acreditei em simbologias, acreditei em almas antigas, acreditei em tudo que pode se acreditar em um mundo onde as pessoas são o que mostram ser.

Acreditei nas músicas, e em todos os degraus que eu teria que percorrer, suor, sangue e cansaço, mas permeados constantemente de coragem, de olhares significativos, de palavras doces e de desejo irreprimível.

Olhei no espelho, desconfiei, enxerguei dentro da minha alma o que eu poderia me tornar, o que eu estou me tornando, e mesmo o preço sendo alto, eu me lancei.

Confrontei o abismo, larguei meus medos pra trás, e encarei uma viagem que, não sabia, jamais terá volta.

Em meio a tudo isso, descobri de onde veio e pra onde vai a minha alma. O que antes era incerteza, tornou-se um porto seguro para meus ideais. As pessoas deviam fincar suas ações em seus ideais e sincronizarem seus pensamentos com suas palavras. E sempre, sempre, pensar e agir baseados no interior da alma.

Em algumas luas e noites frias, percebi que não havia motivo para ter medo. Acreditei em todos os sinais que o Universo havia colocado lá, naquele momento, para que eu encontrasse e mudasse meu modo de ver o mundo e as pessoas.


Eu tinha vários ferimentos. Todos temos. E um a um, impressionantemente, fui curado de todos. E a ausência do medo me tornou temerário. Eu fiquei confiante, baixei minhas defesas e de peito aberto resolvi aceitar o mundo.

Uma faca de dois gumes.
Eu acordei em minha cama. Não havia luz. Apenas uma penumbra. O perfume do jardim havia se dissipado. As vontades e a confiança estavam nubladas. Os sons que antes me faziam pensar claramente deram lugar ao meu cérebro, gritando uma onda de perguntas sem nexo que ocupam minha mente até agora.


Tudo em que acreditei, perdeu-se no abismo. Ainda sobra a vontade de evitar o encontro com o chão derradeiro. Mas a sensação de que ele está se aproximando não é muito boa. É um pesadelo.

E você, caro leitor, deve estar se perguntando “Meu Deus, o que diabos aconteceu com esse cara!?”

Eu simplesmente acreditei.

As pessoas deveriam ser absolutamente sinceras umas com as outras. E balancear isso com dois fatos muito importantes:

primeiro: ser sincero consigo mesmo, sempre. E segundo, saber que tudo que você diz para alguém, cativado por você, é de muita responsabilidade e pode gerar conseqüências muito graves. Se você se dispõe (teorizando que vc seja uma pessoa adulta e bem resolvida) a fazer as pessoas acreditarem em suas intenções, você tem, oras, que bancar suas ações. Suas palavras. Agir com responsabilidade. Puxar alguém para um abismo sem ao menos checar se a pessoa quer, ouse pelo menos está de paraquedas, é algo adolescente de se fazer.

Mas hoje, com o mundo como está, as pessoas são assim. São filas e filas de pessoas que ao menor sinal de problema em um relacionamento, ou na família, ou no trabalho, simplesmente dão as costas e agem como se nada tivesse acontecido. Se é a família, você dá as costas. Se é um namorado, rolo, ficante, você não permite que ambos passem por dificuldades.
Os jovens de hoje, a cada dificuldade, simplesmente partem para outra. Trocam de namorado, saem de casa, trocam de emprego. Não estou generalizando, mas amigos, ouçam: isso não é atitude. É covardia. Seus pais, seus avós, não sentaram juntos na varanda e deram risadas aos 80 anos agindo assim. Eles foram perseverantes, souberam aceitar os defeitos e ver o mundo um dia de cada vez. Hoje não estamos bem, amanha essa dificuldade não estará mais aqui. Isso atualmente chama-se pensar de maneira empreendedora. É isso que faz empreendedores terem mais sucesso. Eles conseguem viver com incertezas hj, pensando no dia de amanhã. Esse é o verdadeiro significado de liberdade.

Enfim, estou absolutamente cansado do modo como as pessoas agem hoje em dia. Sou antiquado, sou romântico, e infelizmente, acredito no bem que há nas pessoas. Apesar de algumas vezes não conseguir cumprir minha palavra, a palavra, a honra, é a coisa mais importante que eu vejo em uma pessoa. Honrem sua condição de ser humano nessa terra, pessoas.

Eu resolvi acreditar. Eu deixei essa crença me consumir. E agora meu sangue está totalmente correndo ao contrário nas minhas veias, a tal ponto que só de ouvir meu próprio nome me dá calafrios.

Um comentário:

Anônimo disse...

"Não é necessária muita coragem para se falar, mas deve haver muita para se acreditar em algo."

nao tenho duvidas do que vc diz, e sempre tive medo dos que se dizem céticos qnto ao amor, a familia...