quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Nunca é tarde para evoluir seu pensamento.

Pense em seus amigos. Pense em sua família. Se você quebrar suas duas pernas agora, quem vai cuidar de você? O que você faz por você, que influencia positivamente na vida das pessoas a sua volta?

Nos últimos meses, tenho pensado muito nisso. Na verdade, durante anos eu penso em coisas desse tipo, mas só no último ano, quando me aproximei dos meus 29 anos, que comecei a ficar realmente mal por não ter achado um caminho. Digo isso pois, a teoria é clara em nossa cabeça, mas você tomar atitudes concretas para realizá-la, é completamente diferente.

Sempre me incomodou o tempo que demorei para tomar certas atitudes em minha vida. As vezes passo a impressão que sou um pouco acomodado, mas minha cabeça ferve de uma maneira que me paralisa, se eu não me concentrar muito. Aliado a isso e à ansiedade que me consumiam, vivia num estado latente de planejar e planejar meticulosamente os meus passos para me tornar uma pessoa de sucesso, mas não conseguia sair do primeiro ou segundo passo.

Então em um determinado momento, percebi que precisava começar. Fui investigando as crenças que me moviam, o que me faziam ser quem sou. Você sabe quem você é?
Queria saber de onde eu tirava as bases das minhas atitudes, e isso você descobre investigando justamente as coisas em que você acredita.

Acredito em família, no amor. Acredito na generosidade das pessoas, em fazer o bem por fazer, para ver os outros bem resolvidos ou acalentados de alguma maneira.
Acredito que o esforço leva sempre a algum lugar melhor do que o que você estava antes, e que sem esforço não há honra. Tanto física como emocionalmente, deve haver luta para haver conquista. (mas eu também gosto de fazer uma preguiça né)

Então, após refletir sobre tudo isso, comecei a agir. Com a ansiedade tentando me dominar as atitudes, tive que ir controlando-a com muita reflexão. Sozinho isso não foi fácil, e posteriormente acabou me consumindo um pouco da saúde. Pensar em todas as coisas que eu preciso fazer, e pensar no tempo e na demanda que isso necessitava, me deixaram aflito. A impressão de que cada atitude tomada, e que não produz um resultado visível imediato fosse inútil, tornou-se presente. Foi preciso muita reflexão pra continuar a fazer as coisas a que me dispus, pensando que no futuro isso renderá bons frutos. Nunca fiz isso direito em minha vida. Mas nunca, meu amigo, nunca é tarde para começar. Não importa o quanto algumas pessoas a sua volta não dêem valor a isso, nunca deixe de acreditar que, se você for movido por amor e esperança, para ajudar você a se sentir uma pessoa melhor e evoluída e conseqüentemente as pessoas a sua volta, isso vale a pena sim. Sempre.

Tempos depois de começar a organizar-me para fazer as coisas direito, tive um ataque de ansiedade violento, que me assustou. A pressão por ignorar a ansiedade e tentar focar, cobrou seu preço. Fiquei mal, e percebi que tem certas coisas fora do controle das pessoas, fora do controle do pensamento. Seu corpo age independente da sua vontade.

Bem, então aqui vai uma coisa que eu aprendi. Faça o melhor que você pode, para ser uma pessoa melhor. Pessoa melhor, entenda como alguém tolerante e amoroso, paciente, que sabe que as pessoas são diferentes umas das outras. Goste das pessoas como elas são, e aprenda a ver as coisas boas nelas. E sendo uma boa pessoa, não procure que as pessoas enxerguem isso de uma hora para a outra. Fique ciente de que elas podem ignorar isso, as vezes. Deixe os erros do passado para trás, aprenda com eles e evolua, porque, acredite, isso é possível. Com 20, 30 ou 50 anos, você pode refletir e agir de uma maneira melhor com as pessoas. Não deixe o passado te desanimar. Experimente o hoje. Aos seus pares, veja o que eles fazem hoje e não os condenem por erros do passado. As pessoas erram, cada um está em um caminho. Se você gosta da pessoa ao seu lado, e vê esforço, dê o valor que esta pessoa merece. Porque ela vai ser grata eternamente a você por essa prova de amor. As vezes você pode não enxergar avanços a olho nu, mas nas atitudes você já percebe que aquilo renderá frutos dali uma semana. O que vale é acreditar nas pessoas, senhoras e senhores. E enxergar as nuances por cima dos defeitos. E acima de tudo, acredite em si mesmo. Cada atitude sua, levou você até esse momento. E todas elas terão conseqüências. Assuma as conseqüências dos seus atos, e aprenda a fazer as coisas direito para não olhar com pesar essas atitudes.
Portanto, o valor de cada pensamento e ação conseqüente desse pensamento que você tomar agora, terá que ser feito com amor. Por mais insignificante que seja.

Enfim, isso está mais para um desabafo do que para um conselho. Você pode achar que as pessoas a sua volta, não dão valor ao que você faz, mas o importante é você fazer o certo, e você saber disso. E se as pessoas a sua volta gostam realmente de você, você não precisará colocar num cartaz gigante seus avanços, que elas vão enxergar sozinhas. 















3 comentários:

spasqualino disse...

Parabéns pelo post. É um ótimo texto e veio em boa hora.

Sergio.

F. R. A. disse...

Obrigado pelo comentário Sérgio. Fico feliz de poder ter ajudado de alguma maneira.

Anônimo disse...

ta meio auto-ajuda, acha não? (é prq achei parecido com os outros) queria ver um pouco mais de vc nos textos, das aflições, dos fracassos por fim do caos que move vc nesse mundo!
mesmo assim foi um prazer
abraços